APRESENTAÇÃO



A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR) é uma iniciativa promovida em 2021 pelo Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR) e por um conjunto de entidades nacionais de âmbito religioso, dotadas de responsabilidade na gestão de património documental, na sequência de um trabalho conjunto desenvolvido nas últimas décadas, e para a qual convidam todos os arquivos de instituições religiosas existentes no país

A Rede visa promover o estudo, a preservação, a organização e a divulgação do património documental enquanto instrumento de construção da memória coletiva e da história da sociedade portuguesa. Assenta na colaboração e na parceria entre as instituições aderentes em ordem à realização de um leque diversificado de iniciativas de cariz historiográfico, cultural e arquivístico.

Centrado na valorização do património do espaço histórico português, o trabalho desenvolvido pela Rede procura potenciar uma maior articulação com dinâmicas internacionais congéneres.



Objetivos gerais

  1. Dar visibilidade ao trabalho arquivístico desenvolvido pelas instituições participantes, nos planos da preservação, organização e difusão do património histórico.

  2. Fomentar boas práticas arquivísticas nas instituições detentoras de património documental de cariz religioso.

  3. Incentivar formas de cooperação entre as diferentes entidades parceiras em ordem à capacitação técnica, à formação de recursos humanos e à gestão e partilha de equipamentos e serviços.

  4. Promover investigação e divulgação nas áreas da História, do Património, das Ciências da Informação e da Arquivística.


Objetivos específicos

  1. Organizar regularmente encontros de reflexão e difusão em torno do trabalho desenvolvido nesta área pelas diversas instituições.

  2. Participar em instâncias de referência dedicadas aos setores da arquivística e do património religioso.

  3. Incentivar a criação das condições necessárias à adesão a redes nacionais e internacionais que promovam a qualidade da organização arquivística e a interoperabilidade entre repositórios.

  4. Colaborar no desenvolvimento de projetos e na preparação de candidaturas a concursos que utilizem e valorizem os arquivos.

  5. Publicar online um guia de arquivos históricos de instituições religiosas existentes em Portugal, com atualização anual.


Composição e organização

A Rede integra as entidades promotoras, os arquivos de instituições religiosas aderentes e prevê o apoio de outras instituições de âmbito nacional com trabalho no setor ou o patrocínio financeiro.

Enquanto entidade promotora da Rede, o UCP-CEHR, com trabalho especializado no campo da História Religiosa e da Arquivística, responsabiliza-se nesta fase inicial pela coordenação geral. Para o efeito, dispõe de um quadro científico e técnico e disponibiliza instrumentos de descrição e difusão arquivística: PAPIR – Plataforma de Arquivos Pessoais e de Instituições Religiosas, que integra o Portal Português de Arquivos, e a coleção online Instrumentos de Descrição Documental (IDD’s).

As entidades aderentes participam na Rede numa lógica de parceria, salvaguardando a sua liberdade e autonomia institucional na gestão do seu património documental. Prevê-se que os representantes dessas entidades se reúnam em encontro anual para partilha de experiências, estudo e decisão sobre projetos comuns na área da arquivística.

Será constituído um Conselho Consultivo, composto por figuras especializadas nas áreas de trabalho da Rede, para promover a reflexão conjunta sobre a memória social e o património documental, e para avaliar o sentido e o tipo de iniciativas desencadeadas pela Rede.


[Formulário de candidatura] (pdf)